IBES SOCIESC


APRESENTAÇÃO SOCIESC

A Sociedade Educacional de Santa Catarina-SOCIESC é uma instituição educacional, cultural e tecnológica, presente em Joinville, Blumenau, São Bento do Sul, Balneário Camboriú, Florianópolis, em SC, e Curitiba no PR. Atua no ensino fundamental, fundamental bilíngue, médio, técnico, graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, (especializações em MBA e mestrados reconhecidos pela CAPES) cursos de extensão e capacitação empresarial, também atua na modalidade do ensino  a distância.
Além disso, oferece serviços de engenharia, consultoria e gestão para o desenvolvimento de novas tecnologias para empresas nacionais e internacionais. Os serviços são oferecidos a partir da moderna infraestrutura com laboratórios nas áreas de metrologia, química e mecânica, por meio das áreas de Gestão Tecnológica & Pesquisa e Desenvolvimento, Ferramentaria, Fundição e Tratamento Térmico. A Sociesc possui sistema de gestão da qualidade que atende aos requisitos da norma NBR ISO9001, devidamente certificado pelo BV- Bureau Veritas.
Sociesc há mais de meio século comprometida com o desenvolvimento humano e da comunidade através da educação e da inovação tecnológica.

HISTÓRICO SOCIESC

Há mais de meio século, em 1959, Hans Dieter Schmidt, na época presidente da Fundição Tupy, fundou em Joinville a Escola Técnica Tupy-ETT, dirigida pelo Prof. Sylvio Sniecikovski.  A inspiração para a criação da ETT veio do modelo da indústria Suíça George Fischer, reconhecida na Europa pela excelência  por causa de uma escola técnica. Posteriormente, foi criada a sua mantenedora a Sociedade Educacional Tupy–SET.
A ETT foi fundada para formar cidadãos comprometidos com a comunidade e profissionais competentes para impulsionar Joinville no mercado nacional e internacional, a partir do referencial europeu, com tradição e seriedade na educação. Os cursos técnicos pioneiros foram: Máquinas e Motores, transformado em Mecânica, e  Metalurgia, pioneiro no país.
Deste modo, a comunidade do Sul do Brasil, região norte, foi beneficiada nos primeiros anos de atuação da instituição, os alunos possuíam bolsa de estudo integral, assistência médica e ajuda alimentação, como forma de incentivo aos estudantes à formação profissional. Na década de 70, a ETT foi impulsionada pelo Acordo Básico de Cooperação Técnica firmado entre o Brasil e a República Federal da Alemanha. Pelo convênio também conhecido como “acordo do café”, o Brasil recebeu da Alemanha, como pagamento de exportação de café, máquinas e equipamentos. Fruto de excelentes relações que a ETT manteve com as autoridades educacionais do Ministério da Educação; foram destinados para Joinville, através da Escola Técnica Tupy, equipamentos alemães no valor superior a 1 milhão de marcos rumo à excelência educacional e tecnológica. Além disso, como parte deste convênio, houve intercâmbio internacional. Professores e engenheiros da Alemanha vieram para a ETT, e os professores e engenheiros da instituição foram para Alemanha, visando compartilhar educação para a formação profissional e cidadã.
Entretanto, na década de 80, devido à grande crise econômica no país, que afetou várias organizações, a Tupy Fundição precisou passar por reestruturação afetando a ETT. Conseqüentemente, para conseguir mantê-la a direção da ETT, estrategicamente elaborou a proposta de criar a Sociedade Educacional de Santa Catarina–Sociesc, apoiada por um conselho empresarial com representantes das principais empresas de Joinville.
Assim, em 1985, a mantenedora da ETT passou a ser Sociesc-Sociedade Educacional de Santa Catarina. Desta forma, a Sociesc precisou iniciar a busca por gestão própria para sua continuidade. A reestruturação ocorreu a partir da necessária sustentabilidade da organização e pelo reconhecimento dos grandes empresários do importante papel de formação profissional da entidade.
A necessidade de um modelo independente e forte para a Sociesc, foi criteriosamente desenhado em seu planejamento estratégico a partir de 2000, sob direção de Sandro Murilo SantosPortanto,  a Sociesc cresceu e além do ensino técnico passou a oferecer ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Fortaleceu também as áreas de engenharia e tecnologia prestadoras de serviços de ferramentaria, fundição, tratamento térmico, laboratórios e consultoria tecnológica. Além disso, a implementação de um modelo de atuação universitária por meio da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Neste novo contexto, as empresas passaram a serem parceiras na formação de profissionais técnicos, graduados e pós-graduados, e em projetos de pesquisa e extensão, desenvolvimento e consultoria tecnológica. Conseqüentemente, os resultados destes esforços consolidam a Sociesc como auto-sustentável a partir de suas próprias competências, com modelo de gestão referência para muitas instituições, e com crescimento relevante ao longo dos últimos dez anos.
Atualmente, a Sociesc possui um Conselho de Administração, composto por cinco membros, presidentes de grandes empresas de Joinville, reconhecidas mundialmente, cuja função é atuar como norteador da organização.

VISÃO, MISSÃO E VALORES

Visão

Ser uma organização de excelência e referência em educação e inovação tecnológica.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento humano e da comunidade por meio da educação e da inovação tecnológica.

Valores

Crescimento e ReconhecimentoResponsabilidade SocialValorização das Pessoas
Crescer de forma significativa e sustentada, tendo como base o reconhecimento da comunidade.Atuar na educação, cultura e tecnologia, com ética e visão de sustentabilidade.Valorizar o desenvolvimento do ser humano, despertando os talentos e criando um ambiente que favoreça o exercício da cidadania.